quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Após a leitura dos materiais disponibilizados pela UFPEL sobre Tecnologias na Educação, produzimos um mapa conceitual sobre o assunto. veja no link.
C-map
http://www.ufpel.edu.br:8001/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1MJ5RCTYJ-1CRSPKT-3GN&partName=htmltext
Grupo: Alisson Rogério Relly
Angélica Macedo
Deisi Springer Pott
Daniela Cristina Strucker
Odete Kreitlow Lobell

5 comentários:

  1. Acho muito importante o uso das tecnologias nas escolas, pois os alunos na maioria das vezes vêem a internet como forma de diversão e os professores tem a oportunidade de mostrar que podem utilizá-la também para sua formação pessoal, moral e profissional.
    Atualmente, o meio em que vivemos está permeado pelo uso de técnicas e recursos tecnológicos, fazendo do computador uma ferramenta que vem auxiliar o processo ensino/aprendizagem nas questões do cotidiano trazidas até a sala de aula. É muito importante o compromisso do docente e a escola deve impor-se de questionar e discutir os aspectos da informática dentro da evolução da sociedade juntando nesse processo as transformações às vezes não percebíveis.

    ResponderExcluir
  2. O uso de tecnologias no ensino nos dias atuais é muito importante porque hoje se usa a tecnologia que diariamente, os alunos porém usam mais para se divertir mas se as escolas proporcionarem esta tecnologia ele poderam ver que isto vai além do que diversão, as informações e o uso correto destes equipamentos os leva a um futuro profissonal e promissor, porém é de suma relevância que as escolas estejam preparadas com estes equpamentos e com profissionais competentes para o ensino aprendizagem no setor da informática. O que antes os alunos levavam tempo para pesquisas e soluções de problemas, com esta tecnologia tudo se torna mais rápido e com certeza de melhor compreensão para eles.

    ResponderExcluir
  3. No mundo globalizado em que vivemos onde a informação está muito rápida e de fácil acesso a qualquer pessoa se faz necessário que o processo de ensino aprendizagem também se modernize para que possa acompanhar o momento em que estamos vivendo.
    A inserção dos meios tecnológicos no ambiente escolar como o computador, o tablet, a internet tornam o ensino mais prazeroso, mais atraente e muitas vezes de fácil entendimento pelo aluno, pois essa é a geração da tecnologia, as crianças e os jovens possuem uma facilidade imensa em trabalhar com esse tipo de inovação porque a grande maioria possui em sua casa um computador, um tablet.
    Outro aspecto importante é que o professor deixa de ser a única fonte de conhecimento, não que deixa de ser a mais importante, e passa a ser um mediador entre o aluno e as novas técnicas utilizadas, passando não só a ensinar mas também a aprender com os alunos. Mas para que o professor exerça tal papel é de fundamental importância que o mesmo entenda que os meios tecnológicos vieram para facilitar e auxiliar o ensino em sala de aula e procure aprender a utilizar os mesmos para que possa repassar o conhecimento. Dessa forma suas aulas serão mais prazerosas e o rendimento escolar com certeza irá melhorar.
    Segue abaixo um trecho de uma reportagem do IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul:

    "Para o doutor em Educação e pesquisador do assunto, professor Lucídio Bianchetti, da Universidade Federal de Santa Catarina, estamos vivendo um novo momento da humanidade, mais rico, com mais potencialidades, mas também com novos desafios no aspecto cognitivo, social-afetivo e do trabalho e, nesse contexto, o professor não pode ser apenas um transmissor de conteúdos. "Entre um professor que atua dessa forma e um software de busca na internet, que trabalha com muito mais dinamicidade que o professor, fica óbvio que o aluno vai escolher o último. O professor não pode concorrer com as tecnologias, elas devem ser um complemento do processo de ensino e aprendizagem".

    Segundo o pesquisador, quando se fala em tecnologia, se fala em mediação entre o eu e o outro, o eu e o conhecimento, o eu e o mundo. "A história da humanidade mostra que as inovações tecnológicas não vieram para anular as conquistas anteriores, mas sim para somar".
    http://www.ucs.br/ucs/tplPadrao/tplNoticias/noticias/1351268470/imprimir/#

    ResponderExcluir
  4. As tecnologias devem estar presentes em sala de aula nos dias atuais, pois se devem propor métodos novos para que não ocorra da parte dos educandos a insatisfação em relação às aulas "tradicionais", ou seja, aulas expositivas nas quais são utilizados apenas o quadro e livro didático. O aprender por aprender já não existe: hoje, os alunos precisam saber para que e por que precisam saber determinado assunto. A internet invade nosso meio com todos os seus movimentos e sua velocidade, fazendo o impossível tornar-se palpável. É difícil, portanto, prender a atenção do aluno em aulas feitas do conjunto livro + professor.
    Assim, aulas modernizadas pelo uso de recursos tecnológicos têm mais sucesso e podem ser adaptadas para vários tipos de alunos, para diferentes faixas etárias e diversos níveis de aprendizado. É fundamental que a metodologia utilizada seja pensada em conjunto com os recursos tecnológicos que a modernidade oferece, pois, o trabalho acaba tendo um retorno muito mais eficaz.

    ResponderExcluir
  5. Atualmente, o meio em que vivemos está permeado pelo uso de técnicas e recursos tecnológicos, fazendo do computador uma ferramenta que vem auxiliar o processo ensino/aprendizagem nas questões do cotidiano trazidas até a sala de aula.
    É evidente a insatisfação dos alunos em relação a aulas ditas "tradicionais", ou seja, aulas expositivas nas quais são utilizados apenas o quadro-negro e o giz.
    São muitos os benefícios trazidos pelos recursos tecnológicos à educação. Contudo, é preciso que o professor conheça as ferramentas que tem à sua disposição se quiser que o aprendizado aconteça de fato. O uso das tecnologias na escola está além de disponibilizar tais recursos; ele implica aliar método e metodologia na busca de um ensino mais interativo.
    Uma vez que os alunos gostam tanto de aulas que utilizam a tecnologia, por que não aproveitar essa oportunidade e usá-la a seu favor? A aula pode entusiasmar os alunos de maneira ao menos parecida com que são excitados pelos jogos e filmes de alta qualidade em efeitos especiais. E acabam aprendendo melhor.

    ResponderExcluir