quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Influências da Tecnologia na Educação

Endereço de acesso ao mapa conceitual Influências da Tecnologia na Educação:


http://www.ufpel.edu.br:8001/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1MJMRQK9V-22SX4HT-1LB&partName=htmltext

Dorelise Hagemann Queiroz
Lucélia Kehl
Marta de Camargo da Silva Paula

Mapa conceitual - Influências da Tecnologia na Educação


8 comentários:

  1. Na era da informatização em que nos encontramos, essas tecnologias no ensino aprendizagem levam os alunos a ter um raciocínio lógico mais aguçado, em termos de jogos didáticos esta é uma ferramenta que faz ele pensar, discutir e testar seus limites para chegar ao final com a expectativa de que conseguiu realizar a tarefa. Na parte de pesquisas se tornou ferramenta fundamental em todas as áreas, porém para que esta tecnologia seja bem aproveitada e de uso certo é preciso que as escolas dêem aos alunos possibilidade de acesso com equipamentos seguros e profissionais capacitados. Esta tecnologia proporciona também aulas com vídeos onde os alunos podem ter muitos exemplos de vida e sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza é muito interessante trabalhar com recursos tecnológicos de informação em sala de aula. A tecnologia precisa estar presente no ambiente educacional, pois na soma das tecnologias com os conteúdos, nascem várias oportunidades de ensino, sabendo que muitas vezes as TICs cooperam para enfrentar desafios atuais, possuem um papel importante no desenvolvimento de habilidades, como encontrar informações na internet e se localizar em um mapa virtual como também criar apresentações em Power Point tornando as aulas mais divertidas.
    No âmbito escolar, o computador é considerado uma das principais Tecnologias da Informação, uma ferramenta online para o desenvolvimento global e é visto como um dispositivo de tecnologia assistiva e, portanto um facilitador de inclusão escolar e social. O objetivo da informática educativa é utilizar o computador para acesso à internet e softwares educativos enquanto recurso pedagógico para as aulas de diferentes disciplinas, assim, incentivando a descoberta de informações e a construção do conhecimento tanto do aluno quanto do professor.

    ResponderExcluir
  3. Se olharmos ao nosso redor vemos que a tecnologia está presente em tudo, no nosso trabalho, em casa, na escola, na rua, no nosso cotidiano. Com os benefícios da tecnologia nos dias atuais, é possível realizar uma porção de coisas de forma prática, rápida e eficiente, onde nos trás vários benefícios principalmente para a educação, o qual o professor deve conhecer as ferramentas que tem à sua disposição para que o aprendizado aconteça de fato. O uso das tecnologias na escola está além de disponibilizar tais recursos, implica aliar método e metodologia na busca de um ensino mais interativo.

    ResponderExcluir
  4. A educação, no teor cru da palavra, está ultrapassado nas salas de aula, por exemplo, utilizando-nos de quadros, giz, apagadores, canetas, presença de professores. É preciso haver desenvolvimento de ideias para o aprendizado, é ai que entra a tecnologia, auxiliando o aluno e o professor. É fácil percebermos, olhando a nossa volta, muitas pessoas com dificuldade no aprendizado escolar, todavia, verdadeiros peritos no uso da tecnologia, como: celulares, ipads, netbooks, etc; falta-lhes apenas um meio mais interessante e ágil de acesso à informação global e ocupacional. O estudo deve ser feito de maneira conciliadora de tecnologia e educação.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. No momento tecnológico em que vivemos, não tem como não incluir na sala de aula os materiais eletrônicos. O aluno chega na escola dominando o computador, tablet e muito mais. Mas com esta nova tecnologia incluída na educação, o professor deverá ter um papel importantíssimo, pois é ele que irá intermediar a busca do conhecimento através desses métodos. O professor passa a ter mais compromisso, pois deve dominar os software e os materiais educacionais, para então orientar o aluno a procurar, pesquisar, imaginar e construir suas ideias. Isto será uma tarefa árdua, porque ao ligar o computador o aluno poderá acessar o mundo todo, menos o que está sendo proposto para a aula.
    No tempo do quadro negro e do giz, procurava-se orientação na igreja, família, escola e amigos, hoje isto tudo e muito mais está apenas a um clik na internet.
    Notamos que apesar de vivermos num mundo digital, o professor era e ainda é fundamental para formarmos cidadãos de bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado professor Vinícius, por transmitir estes conhecimentos.
      Um forte abraço

      Excluir
  7. Acredito que as tecnologias digitais são uma das possibilidades de ligação entre os conteúdos, linguagem, problemas e diversidades. No estudo de meios de aprendizagem, eles aparecem como elementos que possibilitam novas relações entre a prática, os conteúdos a serem aprendidos e as experiências dos participantes; abrindo novas possibilidades para as desconstruções e construções dentro e fora da “sala de aula”, contribuindo para um ambiente inovador, favorecendo o desenvolvimento de trabalhos com a troca de informações, experiências e conclusões entre professor x aluno e aluno x aluno, tornando a aprendizagem significativa.

    ResponderExcluir