quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Mapa conceitual

Mapa conceitual sobre Tecnologias da Informação

http://www.ufpel.edu.br:8001/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1MJP5VQCF-2DDHLTZ-11M&partName=htmltext





Alunas: Beatriz, Carina e Rubia

Polo: Panambi

3 comentários:

  1. As tecnologias na educação estimula relação professor aluno, onde o aluno é com certeza o mais beneficiado pois as tecnologias auxiliam no seu processo de ensino aprendizagem, compreensão, senso crítico e principalmente no seu raciocínio lógico dedutivo. Sendo um intermédio entre o aluno e o saber tornando as aulas mais atrativas, visando a compreensão de conteúdos.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, vivemos na era da Informação, (PCNs e PCNEM) recomendam o uso dessas tecnologias: "É indiscutível a necessidade crescente do uso de computadores pelos alunos como instrumento de aprendizagem escolar, para que possam estar atualizados em relação às novas tecnologias da informação e se instrumentalizarem para as demandas sociais presentes e futuras."(BRASIL, 1998, p. 96). Em meio a estas questões, os profissionais da educação defrontam-se hoje com exigências de ordens diversas no sentido de incorporarem à sua prática em sala de aula as tecnologias de informação e comunicação TICs.

    ResponderExcluir
  3. A tecnologia está ocupando um espaço maior em nossas vidas de maneira acelerada a ponto de certa forma nos tornar dependente delas. Isso pode ser observado em nossa vida secular por meio dos benéficos que o computador promove, e a escola não é diferente, pois, o ensino torna-se mais atrativo e interessante para o aluno, como o caso do hipertexto que permite o mesmo a construir uma rede de conhecimentos gerando uma aprendizagem significativa e produtiva na sua vida. Mas é preciso que os professores fiquem atentos para essas mudanças procurando aprimorar seus conhecimentos para fazer um uso significativo dessa ferramenta.
    Usar a tecnologia a favor da educação é saber utilizá-la como suporte auxiliar na busca da qualidade do processo educacional. “Tecnologia é um conjunto de discursos, práticas, valores e efeitos sociais ligados a uma técnica particular num campo particular” (BELLONI, 1997. p.53). Os novos recursos tecnológicos são para ajudar o professor no processo de ensino aprendizagem e cabe ao professor perceber qual recurso deve, quando e como usar.
    É preciso aliar a tecnologia aos conteúdos trabalhados em sala e fora dela, gerando interesse e novas oportunidades de aprendizagem. O professor não pode concorrer com as tecnologias, elas devem ser um complemento do processo de ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir