quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Tecnologia na educação

Segue o link para visualização do mapa conceitual sobre tecnologias na educação.

http://www.ufpel.edu.br:8001/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1MJP2S5V1-R8Y7VL-HT&partName=htmltext







Grupo:
Cristiane Martins
Elisandra Piaceski
Jaqueline Wahlbrinck
Marceli Metz
Marcos Aurelio Mello da Silva

6 comentários:

  1. Já percebemos a importância que a tecnologia tem no processo de ensino e aprendizagem. Ela torna as aulas mais interessantes e os alunos mais interessados, quebrando assim alguns paradigmas de que "estudar é chato" por exemplo. Principalmente quando se fala em matemática que é onde muitos alunos tem um certo medo, o que causa ainda mais bloqueios na aprendizagem. Os meios tecnológicos possibilitam uma revolução na sala de aula. A tecnologia se destaca em várias atividades do nosso cotidiano, porém muitos professores ainda não estão adaptados e preparados aos recursos que têm disponíveis para melhorar o ensino e isso impede que as mudanças evolutivas aconteçam na educação.

    ResponderExcluir
  2. Segundo LEVY( 1993apud LEITE,2009,P.13) " a tecnologia,é como a escrita".As tecnologias digitais ganham cada vez mais espaço. A tecnologia se destaca em varias atividades de acordo com as necessidades e desejo e objetivos.

    ResponderExcluir
  3. É fato que que as tecnologias podem auxiliar muito no processo de ensino e aprendizagem. Tornam esse processo mais atrativo para o aluno. O computador e a internet são recursos tem sido muito usados nos dias de hoje, porém falar em computador e internet é um tanto amplo. Analisando o mapa conceitual, vejo que poderíamos descrever um pouco mais os recursos como o uso doas Objetos de Aprendizagem (OA) que são recursos educacionais organizados e disponibilizados em ambientes digitais. Também s~]ao recursos importantes os softwares educacionais como Cabri 3d, Geogebra, Winplot entre outos.

    ResponderExcluir
  4. Segundo Piaget “ As crianças são as próprias construtoras ativas do conhecimento, constantemente criando e testando suas teorias sobre o mundo...''Onde que o uso de recursos tecnológicos só vem auxiliar muito no ensino e aprendizado.

    ResponderExcluir
  5. As Tecnologias estão ai e elas vieram para provocar uma enorme mudança na Educação, originando novos modos de difusão do conhecimento, de aprendizagem, e, particularmente, novas relações entre professores e alunos. O computador por seu lado vem-se afirmando também pelo interesse que causa nos alunos. Curiosos e entusiasmados para aprenderem a mexer, eles ficam atentos a todo tipo de orientação e novidade relacionada ao computador e a Internet. A informática tem, assim, o poder de entreter mesmo aqueles alunos com dificuldades de comunicação e concentração. Deste modo, educar no mundo de hoje é uma tarefa não só das escolas e universidades, mas também da rede mundial de computadores.

    ResponderExcluir
  6. A integração de novas tecnologias nas escolas precisa dar ênfase na importância do contexto sócio-histórico-cultural em que os alunos vivem e a aspectos afetivos que suas linguagens representam. O uso de computadores como um meio de interação social, onde o conflito cognitivo, os riscos e desafios e o apoio recíproco entre pares está presente, é um meio de desenvolver culturalmente a linguagem e propiciar que a criança construa seu próprio conhecimento. Segundo RICHTER (2000), as crianças precisam correr riscos e desafios para serem bem sucedidas em seu processo de ensino-aprendizagem, produzindo e interpretando a linguagem que está além das certezas que já tem sobre a língua.

    ResponderExcluir