quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Tecnologia Na Educação


Grupo: Alessandra Bairros da Trindade
Neiva Kord Pierini
Raquel Buchmann Rossi


8 comentários:

  1. As tecnologias já fazem parte do dia a dia de alunos e professores de qualquer escola. Essas tecnologias estão possibilitando não só novas formas de ensino através de novos recursos, como também processos de aprendizagem diferente dos tradicionais. As novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a Educação desenvolvida nos dias atuais, criando novas formas de aprendizado, disseminação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre professor e aluno. Essa nova tecnologia ajuda muito o professor conseguir atrair a atenção e facilitar o aprendizado do aluno.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocada a imagem de fundo do Cmap. Eu acrescentaria um ícone com a escrita: OBJETO DE APRENDIZAGEM na linha do conceito - permitem - para facilitar a compreensão do conceitos exposto no Cmap: a necessidade de organização e disponibilização em ambientes digitais para facilitar a reutilização em diferentes contextos didáticos e a busca e recuperação de informações.
    Acrescentaria ainda mais alguns conceitos de OA, como, dizer que são materiais educacionais e que são ferramentas de apoio com propósitos educacionais bem definidos.

    ResponderExcluir
  3. Como foi colocado a Tecnologia da Informação GERA relação mais colaborativa entre alunos e professores... Concordo, pois esta é uma construção do conhecimento que é coletiva. Cada vez mais o professor passa a ter seu papel de mediador e a escola com a ajuda de todos (professores, alunos, pais, comunidade) precisa evoluir para repensar seu espaço e os projetos pedagógicos.
    Acrescentaria então um ícone PROFESSOR com a palavra de ligação mediador, para ressaltar a importância deste papel, como diz as palavras de António Nóvoa, o professor é um profissional do desenvolvimento humano.

    ResponderExcluir
  4. As tecnologias na educação são recursos importantes, principalmente nos dias de hoje o uso do computador em sala de aula, pois os alunos estão acostumados a usá-lo diariamente em casa, mas normalmente para jogos, comunicação, interagindo com seus amigos. Acho que na escola deve ser incentivado o uso do computador tanto em sala de aula como em casa para estudar, realizar pesquisas e até mesmo em jogos educacionais sugeridos pelos professores. É preciso da tecnologia para cativar o interesse dos alunos, mas com certeza nem só o computador é uma tecnologia, a cada dia as escolas estão se preparando para incerir novas maneiras de mediar a aprendizagem de seus alunos e está desenvolvendo no professor a necessidade da formação continuada.

    ResponderExcluir
  5. As tecnologias na educação são recursos importantes, principalmente nos dias de hoje o uso do computador em sala de aula, pois os alunos estão acostumados a usá-lo diariamente em casa, mas normalmente para jogos, comunicação, interagindo com seus amigos. Acho que na escola deve ser incentivado o uso do computador tanto em sala de aula como em casa para estudar, realizar pesquisas e até mesmo em jogos educacionais sugeridos pelos professores. É preciso da tecnologia para cativar o interesse dos alunos, mas com certeza nem só o computador é uma tecnologia, a cada dia as escolas estão se preparando para incerir novas maneiras de mediar a aprendizagem de seus alunos e está desenvolvendo no professor a necessidade da formação continuada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com as colegas, na época em que vivemos as tecnologias de informação e comunicação são muito importantes, pois vem favorecendo muito a educação. Na educação presencial as TICs são vistas como motivadoras eficazes para os processos de ensino-aprendizagem. Sem falar que através das tecnologias os alunos com necessidades especiais podem obter um maior desenvolvimento na aprendizagem e comunicação. Elas também são muito importante para a educação a distância, como a criação de ambientes virtuais, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa.

      Excluir
  6. As novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a Educação desenvolvida nos dias atuais, criando novas formas de aprendizado, disseminação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre professor e aluno. A Internet tem contribuído fortemente para uma total mudança nas práticas de comunicação e, consequentemente, educacionais. Na leitura, na forma de escrever, na pesquisa e até como instrumento complementar na sala de aula ou como estratégia de motivação, é certo que a Internet não é a solução para todos os males, nem deve ser vista dessa maneira isto porque a Internet depende de intermediações inteligentes e articuladas pré-estabelecidas para fornecer um ambiente de aprendizagem. Esse é o papel do professor: oferecer aos alunos orientação para consultas e pesquisas, auxiliar, problematizar, propor experiências aproveitando melhor a agilidade desse meio, para tornar suas aulas mais atrativas e consequentemente conquistando os alunos.


    ResponderExcluir
  7. As novas tecnologias estão aí e devem ser usadas, mas, com alguns cuidados de aplicabilidade e uso elas estão aí acredito eu para auxiliar na educação e não para substituir totalmente o método de ensino, a intenção de agregar valores ao ensino acredito ser mais viável do uma possível mudança rápida na construção do conhecimento, pois todos sabemos que um dos fatores que geram a construção do mesmo é a integração e a inovação de métodos,podemos citar como exemplo a transdisciplinaridade ou inter.

    ResponderExcluir