domingo, 27 de outubro de 2013

Inclusão do aluno surdo no ambiente escolar



Nosso grupo é formado pelos alunos Cristiano, Edson, Fabiano e Marla, realizamos nossa pesquisa na Escola Estadual de 1º e 2º Gráu Técnico 25 de Julho, na cidade de Ijuí, onde conversamos com a professora Mariléia Lúcia Stolz graduada em Psicologia, Pós-graduada em Libras e cursando Doutorado nesta área. Dessa conversa e leituras sobre o assunto chegamos ao seguinte resultado:
Na cidade de Ijuí não há escolas específicas para surdos, mas existe na cidade de Santa Rosa o colégio Concórdia que é uma escola bilíngüe com salas próprias para surdos com professores que falam LIBRAS, em Ijuí há escolas com atendimento específico para surdos, como a escola Soares de Barros, nível 1º gráu, IMEAB e a escola 25 de Julho, nível 2º grau. Além dos colégios também há algumas instituições como a APAE e CAIS (Centro de Atendimento Integral ao Surdo) que realizam trabalhos sociais.
Na escola 25 de Julho há quatro alunos surdos e dois deficientes auditivos que usam aparelhos. Dos quatro alunos surdos dois apresentam surdes oralizada e dois possuem surdes não oralizada, sendo que todos fazem uso de interprete.
Os quatro alunos surdos sabem Libras e aprenderam nas escolas onde foram alfabetizados, também através do convívio com surdos adultos e nas instituições de apoio como, por exemplo, o CAIS.
Na sala de aula os alunos possuem o acompanhamento do profissional Tradutor/Interprete sempre que possível, tendo em vista que a escola só dispõe de dois profissionais e os alunos estão em séries e turnos diferentes, o que dificulta o acompanhamento, pois na escola não há outros professores que sabem Libras


De acordo com nossa pesquisa podemos concluir que o poder público não tem oferecido de forma satisfatória as condições necessárias para a inclusão do deficiente auditivo no meio escolar, um dos motivos é a falta de material como computador multimídia, filmadora, máquina fotográfica, dicionários e principalmente a capacitação de professores para atuar nesta área. Também podemos citar como aspecto importante que a maioria das famílias e a comunidade em geral não estão preparadas para receber e orientar estes jovens passando a responsabilidade para as escolas, onde, apesar de todo o esforço, os professores carecem de uma melhor orientação, capacitação e de uma política de formação continuada.






11 comentários:

  1. É isso aí colega, nossa responsabilidade como futuros professores aumenta. Devemos nos preparar melhor para receber estes alunos e tratá-los com excelencia, assim como os demais.

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  2. Caros alun@s!
    Gostaria de interagir com vcs lançando um questionamento:
    A língua de sinais é universal?Atravésdas pesquisas feitas a respeito de Libras, vcs arriscam uma resposta? Aguardo respostas para trocarmos informações. Abraço

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    1. Não, cada país adota uma lingua de sinais, baseados em suas culturas e costumes locais. Percebemos isto olhando a lingua de sinais de vários países.

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    2. Ola...
      A respeito do assunto posso dizer que a língua de sinais difere de um pais para outro, ou seja, cada país possui sua própria língua.

      "Fazendo-se um exame dos dicionários das Línguas de Sinais de alguns países, comprova-se que nem todas as pessoas surdas fazem referência a um determinado referente usando o mesmo sinal. Woodward (1975c – comunicação pessoal, apud Battison 1978) compara 872 sinais da Língua de Sinais americana e francesa e conclui que, embora estas duas línguas sejam relacionadas historicamente, apenas 26, 5% dos sinais são idênticos. Além disso, pesquisas realizadas com surdos de 17 países demonstram que as línguas de sinais de diferentes países em geral não são entendidas por surdos estrangeiros." (REVISTA VIRTUAL DE CULTURA SURDA E DIVERSIDADE)

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  3. A respeito do questionamento, cito Audrei Gesser, escritora do livro: Libras? que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo; Parábola Editorial, 2009

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  4. Olá pessoal.
    Gostaria de fazer uma pergunta sobre o texto acima.
    Qual a diferença entre surdez oralizada e não-oralizada?
    Pesquisem também outras classificações para surdez.
    Abraço,
    Vinicius.

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    1. Surdos oralizados: são surdos congênitos ou adquiridos que utilizam qualquer língua oral para se comunicar, na modalidade oral, oro-facial, também denominada de leitura labial e/ou leitura e escrita. A denominação abrange os surdos que sabem ler, escrever e falar fluentemente e os surdos que sabem ler e escrever, mas não são fluentes na fala, os ensurdecidos e os surdos na terceira idade. O denominador comum deste grupo é, em primeiro lugar, o uso da língua oral como meio de comunicação em todas as suas formas.

      Surdos não-oralizados: são pessoas que possuem um grau profundo de surdez e que para se comunicar utilizam a língua de sinais.

      Surdo bilíngue: aquele que utiliza ambas as formas de comunicação.

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  5. Boa noite,
    Sou a tutora a distância de Libras – Rubia.
    Parabéns pela realização da pesquisa.
    Gostaria de questiona-los se vocês têm mais informações de como é a atuação destas duas intérpretes na escola, já que os alunos estão em anos diferentes e os professores não sabem Libras, como é esta dinâmica de trabalho?
    Aguardo mais interações,
    Abraço

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  6. Boa Noite!!

    Bom argumentando o questionamento da professora Sandra, posso repetir o que os colegas Edson e Cristiano postaram com fiel concordância, mas também quero deixar meu depoimento referente aos picos de desigualdade aos atributos denominados linguagem de sinais enquanto há instituições trabalhando com uma organização e uma potência elevada, outras mal conseguem se movimentar ou de certa forma se organizar com essa ideia nova de trabalho. Sei que os fatos questionados como incentivo político, cultura, profissionais capacitados, e outros mais, contribuem para este desequilíbrio .
    Mas o que dizer então (considerando a cidade onde moro) onde há escolas com atendentes, pessoas formadas com especialização em linguagem de sinais e pessoas altamente capacitadas realizando um ótimo trabalho há também as escolas que ainda tem uma deficiência enorme relacionada a isso (no mesmo local) onde a cultura e o sistema político é o mesmo.

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