domingo, 17 de novembro de 2013

Escola Municipal de Ensino Fundamental Madalena – Linha Ocearu
A escola onde foi realizada a pesquisa é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Madalena, a escola tem 101 anos e localiza-se na Linha Ocearú, Panambi/RS, escolhemos a mesma porque ela possui uma casa que foi construída em 1926, se enquadrando no período da República (1889 a 1930).
 Moradia do professor construída em 1926, pela Sociedade Escolar Magdalena.
Atual Escola Municipal de Ensino Fundamental Madalena

História da Escola:
A escola teve sua primeira aula no dia 04 de fevereiro de 1912 na Sociedade Escolar da Linha Magdalena, denominada na época Schulverein Magdalena (Escola Magdalena). As aulas eram ministradas pelo professor Hermann Staiger nas dependências de um galpão pertencente à Theobald Schüler, hoje propriedade de Rudi Wasem, próxima a recicladora de metais.
Galpão onde ocorriam as aulas

A escola recebeu o nome de Escola Particular Magdalena, coordenada pela Sociedade Escolar Magdalena, sendo que os sócios mantinham a escola via festas e pagamento de mensalidades.

Em 1914 foi inaugurado o primeiro prédio de madeira construído na área de 25 hectares de terras doadas pela empresa de colonização Hermann Meyer, na Linha Hünsruck (hoje Linha Ocearu). Local escolhido devido a um maior povoamento em relação à Linha Magdalena.
Em 1925, foram organizados os estatutos e traduzidos para a Língua Portuguesa, passando a denominar-se Sociedade Escolar da Linha Magdalena.
Por volta de 1926 foi construída uma casa de moradia para o professor, a qual ainda permanece, mas com algumas modificações. Esta foi reformada pela Sociedade Escolar Madalena no ano de 2005 e há algum tempo é ocupada pela Sociedade Cultural e Recreativa de Ocearu. Atualmente esta sociedade conta com um número reduzido de sócios e alguns hectares de terra, não possuindo mais vínculo com a escola.

Casa de moradia do professor, hoje atual Sociedade Cultural e Recreativa de Ocearu.

Os professores, até 1939, eram quase todos imigrantes alemães. Por conseguinte, a língua portuguesa ficava em segundo plano, ou de acordo com o conhecimento do referido professor.

Da fase inicial da formação da escola até a década de 50 há poucos registros escritos, uma das razões para esta lacuna foram os reflexos da 2ª Guerra Mundial. Até meados de 1960, a escola também serviu como lugar para a celebração de cultos da IECLB.

No transcorrer desta década, mais precisamente de 1964 em diante, foi oferecido um curso de alemão, de forma extracurricular, nos sábados de tarde ou durante a semana, no turno da noite.
No ano de 1973/74, a escola recebe um convênio com a Prefeitura Municipal, a fim de receber uma subvenção mensal e orientação pedagógica. E em 1974 é construído um novo prédio de alvenaria. O dinheiro investido partiu de recursos da Sociedade Escolar Magdalena, Ministério da Educação e Cultura, Governo Estadual e Prefeitura Municipal e o prédio foi inaugurado em 03 de março de 1975.
Prédio de alvenaria constituído a Escola Madalena

Até 1981 a Sociedade Escolar era mantida através de pagamento de mensalidade por parte dos pais e da anuidade dos sócios. A partir de 1981 a Prefeitura passou a assumir a folha de pagamento dos professores e funcionários. Em 1982 a Escola Particular passou a ser denominada Escola Particular de 1º Grau Incompleto Madalena.
No ano de 1989 ela é incorporada na Rede Municipal de Educação. Já em 1995, mais uma vez o prédio sofreu alterações, pois com o aumento de alunos matriculados, houve a necessidade de aumentar a escola. Como as dificuldades financeiras aumentavam a cada ano, nesta época a Sociedade Escolar, após uma Assembleia Extraordinária, decidiu repassar o prédio e uma parte da área de terras para a Prefeitura Municipal. Esta assumiu toda a escola, a qual recebeu a denominação de Escola Municipal de 1º Grau Madalena. Criando-se a Escola Municipal, mais alunos foram transportados para este educandário, pois o objetivo da Secretaria de Educação era tornar o estabelecimento de ensino, uma Escola Polo.
Em 1997 a escola foi novamente ampliada, passando a atender a Educação Infantil.
No ano de 1998, a escola teve a primeira turma que concluiu a 8ª série. Já no ano seguinte a escola passou a denominar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Madalena.
Ampliação da escola

Atualmente constitui-se como uma escola polo, atendendo os alunos da localidade de Linha Ocearu de outras localidades vizinhas: Linhas Encarnação, Faxinal, Pinheirinho, Boa Vista, Belizário, Jacicema, Caxambu e Maranei. Conta com alunos, professores, funcionários e pais que participam indiferente de fazer parte da direção da ACPM, mas que no desenvolver de suas tarefas não medem esforços para manter a escola viva e atuante no processo de formação do cidadão.
Mapa de localização da Escola


Vídeo: A história dos 100 anos do Madalena

Grupo: Beatriz Costa Beber, Carina Meneghetti Wagner e Rubia Dariele Germano Balconi

13 comentários:

  1. Antigamente quem queria que seus filhos estudassem deveriam contribuir mensalmente para as despesas, hoje nas escolas publicas a educação esta de mais fácil acesso (sem contribuição), mas ainda existe algumas dificuldades enfrentadas por alunos e professores como a localização, onde alunos tem que enfrentar a distância para poder estudar.

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    1. Sim, antigamente era os sócios e maioria pais de alunos que contribuiam para manter a escola, hoje a contribuição é espontânea, mas se houvesse mais interesse dos colaboradores que fazem parte da sociedade escolar, as dificuldades seriam bem menores, pois todos ajudando poderiam ser sanados alguns problemas, tornando na escola um ambiente mais acolhedor e com menos dificuldades.

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    2. Antigamente, as condições eram mais difíceis para alunos, mas porém o nível de interesse dos mesmos eram mais elevados também. Como atualmente possui transporte escolar(interior), lanche, tecnologias, mais itens de material escolar, enfim, e anos atras, os alunos tinham que ter aulas com varias faixas etárias, tinham no máximo um caderninho, uma caneta, um lápis, uma borracha e uma sacolinha fabricada em casa; tinham que caminhar quilômetros para chegar a escola, etc, e ninguém podia reclamar, pois era uma honra poder ir ao colégio, me calo muitas vezes ao começar a por obstáculos na rotina escolar, pois minha mãe sempre coloca as condições que ela se encontrava e como o facilidade bate em nossa porta hoje, e muitos ainda não dão o devido valor.

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    3. Interessante comentário Dorelise.
      Realmente, as novas gerações precisam aprender avalorizar mais a educação.

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  2. Olá pessoal.
    Nestas postagem, vocês relatam que a partir de 1964 a escola disponibilizava um curso de alemão para os alunos. Este curso foi mantido quando a escola passou a ser municipal? Ainda é mantido? Na opinião de vocês, por que o ensino de línguas em escolas públicas avança muito pouco em relação às redes particulares, e quais as consequência destes 'não-avanço' das línguas estrangeiras no ensino de matemática, por exemplo?
    Abraço,
    Vinicius.

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    1. Olá Vinicius, no relato da história da Escola Madalena contamos que antigamente a língua alemã ficava em primeiro lugar, pois, os professores eram maioria descendentes alemãs e ensinavam de acordo com o seu conhecimento. Hoje o alemão não é prioridade, a língua portuguesa é quem domina atualmente e é ensinado a língua de inglês alguns períodos semanais. Na minha opinião o ensino de línguas tem uma certa preocupação que envolve a maneira de ensinar, educadores capacitados para isso e também algumas perguntas sobre o uso dessas, como: para que crianças e jovens precisam aprender outras línguas? Por que ele é necessário no currículo? Esses são alguns fatores que podem explicar porque o ensino de línguas é baixo na escolas. O ato de aprender uma língua estimula habilidades cognitivas básicas, tais como resolução de problemas e de memorização, bem como a criatividade e habilidades analíticas.No entanto, aqueles que não colocam suas habilidades cognitivas em uso podem não desenvolver o mesmo conjunto de habilidades, além de que aprendendo outras línguas desenvolve contato com outras culturas, e este tipo de consciência cultural pode ser vantajosa na capacidade de trabalhar bem com os outros, estar aberto a novas ideias e abraçar as diferenças culturais. Perdendo essa experiência cultural pode fazer com que as pessoas se sintam culturalmente isoladas. Grande maioria anseia por aprender línguas estrangeiras de modo que possam enriquecer suas vidas, garantir o acesso ao mercado de trabalho a inclusão e participação.

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    2. Boa Noite Professor! Esta escola é muito tradicional na minha família meus avos estudaram nela minha mãe e diversos familiares estudaram la, quando a mesma se torno estadual o curso de língua alemã foi instinto pois não estava dentro do currículo escolar do município; Nesta escola antes de ser municipal era comum os alunos irem para a escola apenas sabendo falar o alemão e aprenderem o português somente na escola; Acredito que cada município e estado também deveria manter em seus currículos uma matéria de língua estrangeira de preferencia a que maior colonização tivesse, pois isto é um diferencial muito grande no mercado de trabalho e para a vida dos alunos também os mesmos se tornariam mais independentes de uma forma ou outra

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    3. Este comentário foi removido pelo autor.

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    4. Olá Professor e colegas! Para complementar o que já foi dito, Panambi é uma das cidades que foi colonizadas por alemães.Por isso que na escola Madalena até 1939, os professores eram quase todos imigrantes alemães. Por conseguinte, a língua portuguesa ficava em segundo plano, ou de acordo com o conhecimento do referido professor. A partir de 1964 a Língua Alemã era oferecida de forma extracurricular nos sábados a tarde ou durante a semana a noite, então a partir daí a língua português passou a fazer parte do currículo da escola.

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  3. Muito bom comentário Carina.
    Mais comentários?

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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