HISTÓRIA DO COLÉGIO EVANGÉLICO DE
PANAMBI.
A convite do Dr. Hermann Meyer
,fundador e colonizador da Colônia de Neu-Wünttemberg, chegou a esta colônia em
novembro de 1902 o casal e pastor Hermann e Maria Faulhaber , vindo da
Alemanha.
Em 07 de janeiro de 1903 foi fundado a
escola reunindo apenas 36 crianças. O primeiro currículo apresentava as
seguintes disciplinas: leitura, Caligrafia, Aritmética, Canto, Religião,
Educação física, História, Geografia e Alemão. Apenas em 1905 foram incluídas
as disciplinas de Português e Ciências Naturais.
A primeira classe composta por 20
alunos com idade entre 6 e 14 anos sabiam escrever e ler as vogais e calcular (
soma e subtração) com números de 1 a 10. Outra classe com 16 alunos restantes
sabiam ler e escrever, além das vogais as consoantes até a letra m e calcular (
soms e subtração) com números de 1 a 20. A educação era precária, que para
ensinar matemática foi necessário usar elementos do cotidiano da colônia como
sacos de batata, milho e trigo, cabeças de porco e de galinha.
Em 1920 foi instalado o internato
masculino, atendendo à necessidade de possibilitar o estudo a alunos que
morassem em outras localidades distantes. Em 1926 o trágico falecimento do
pastor Hermann Faulhaber consternou a
toda população. O primeiro livro foi
editado em 1933, totalmente em língua , impresso em STTUGART, Alemanha.
A primeira escola foi feita de
madeira, com telhas de barro. Só em 16 de maio de 1935 é que foi concluído o edifício de alvenaria.
Em 1939 a escola se viu obrigada a
fechar suas portas por força da 2ª guerra mundial . Em janeiro de 1945, o
engenheiro Walter Faulhaber pôde anunciar que havia registrado em Porto Alegre
a nova escola, com o nome de Escola Sinodal Tobias Barreto. Criando a rede
Sinodal de ensino até o início da década de 1980. Em 15 de novembro de 1961
também foi inaugurado o prédio de alvenaria para o internato masculino, onde
nos dias atuais se encontra a secretária, biblioteca e demais salas de estudo.
Também nesta mesma data foi criado o salão nobre do Colégio Evangélico, que se
localiza até nos dias de hoje.
Em 1968 teve o edifício principal, onde contou com a criação de oficinas
da Escola industrial em 20 de maio de 1968. As aulas eram práticas e teóricas , usavam as maquinas do senai que eram parceira com o Cep.
Os professores, eram técnicos
mecânicos e tinham experiências em fábricas, não eram engenheiros formados.
Algumas imagens do antes e dos dias
atuais.
Imagem do internato masculino, hoje é o prédio da secretaria e biblioteca.
Rede Sinodal, primeira turma de alunos.
Sala de aula.
Pátio do Colégio Evangélico
Prédio do Colégio onde se encontra o salão nobre.
Logomarca da Escola.
Alunas;
Lucélia Kehl
Marta de Camargo
Dorelise Hengemam
Imagem do internato masculino, hoje é o prédio da secretaria e biblioteca.
Rede Sinodal, primeira turma de alunos.
Sala de aula.
Pátio do Colégio Evangélico
Prédio do Colégio onde se encontra o salão nobre.
Logomarca da Escola.
Alunas;
Lucélia Kehl
Marta de Camargo
Dorelise Hengemam
Com essa pesquisa podemos ver como era as dificuldades que os alunos enfrentavam para aprender a matemática, hoje em dia existem vários materias que podemos utilizar, materias que as escolas compram para os professores ensinarem, na epóca eles faziam contas usando o que tinham no seu dia a dia como milho ,trigo batatas etc.
ResponderExcluirHoje em dia com tanta modernidade ainda os alunos tem preguiça de aprender, é importante esse tipo de pesquisa que fizemos, e devemos trabalhar esses valores em sala de aula, todos estão de parabéns pelos belos trabalhos que foram postados.
Olá pessoal.
ResponderExcluirNo final da postagem vocês relatam que, inicialmente, as aulas eram ministradas por técnicos em mecânica, e não por engenheiros. Quais as implicações pedagógicas deste perfil de professor? Na opinião do grupo, a formação em engenharia, nos dias de hoje, capacita o engenheiro para a docência? Justifiquem.
Abraço,
Vinicius.
Bem naquela época não existia professores de formação especial para as aulas de mecânica por exemplo, não eram professores formados em engenharia e sim funcionários de fábrica que tinham muito conhecimento porque trabalhavam com isso, na minha opinião acho que quando você estuda anos e tem uma formação, acredito sim que poderiam exercer como docente muito bem.
ResponderExcluirOk Lucélia.
ResponderExcluirMais comentários?
Atualmente a formação pedagógica nos capacita a trabalhar com alunos que tem diferentes necessidades e formas singulares de se expressar e de aprender. Naquela época não tinha a tecnologia que temos hoje e nem a interação social a qual temos acesso através da internet e de outros tipos de mídia, por isso acredito que os técnicos conseguiam ensinar o que era necessário para exercer aquela profissão. Era um ensino mais limitado, mas talvez fosse o suficiente para se tornar um bom profissional na área.
ResponderExcluirOk Marta.
ResponderExcluirMais comentários?