sábado, 16 de novembro de 2013

História do Colégio Evangélico de Panambi

HISTÓRIA DO COLÉGIO EVANGÉLICO DE PANAMBI.
A convite do Dr. Hermann Meyer ,fundador e colonizador da Colônia de Neu-Wünttemberg, chegou a esta colônia em novembro de 1902 o casal e pastor Hermann e Maria Faulhaber , vindo da Alemanha.
Em 07 de janeiro de 1903 foi fundado a escola reunindo apenas 36 crianças. O primeiro currículo apresentava as seguintes disciplinas: leitura, Caligrafia, Aritmética, Canto, Religião, Educação física, História, Geografia e Alemão. Apenas em 1905 foram incluídas as disciplinas de Português e Ciências Naturais.
A primeira classe composta por 20 alunos com idade entre 6 e 14 anos sabiam escrever e ler as vogais e calcular ( soma e subtração) com números de 1 a 10. Outra classe com 16 alunos restantes sabiam ler e escrever, além das vogais as consoantes até a letra m e calcular ( soms e subtração) com números de 1 a 20. A educação era precária, que para ensinar matemática foi necessário usar elementos do cotidiano da colônia como sacos de batata, milho e trigo, cabeças de porco e de galinha.
Em 1920 foi instalado o internato masculino, atendendo à necessidade de possibilitar o estudo a alunos que morassem em outras localidades distantes. Em 1926 o trágico falecimento do pastor Hermann Faulhaber   consternou a toda população. O primeiro  livro foi editado em 1933, totalmente em língua , impresso em STTUGART, Alemanha.
A primeira escola foi feita de madeira, com telhas de barro. Só em 16 de maio de 1935 é que foi concluído  o edifício de alvenaria.
Em 1939 a escola se viu obrigada a fechar suas portas por força da 2ª guerra mundial . Em janeiro de 1945, o engenheiro Walter Faulhaber pôde anunciar que havia registrado em Porto Alegre a nova escola, com o nome de Escola Sinodal Tobias Barreto. Criando a rede Sinodal de ensino até o início da década de 1980. Em 15 de novembro de 1961 também foi inaugurado o prédio de alvenaria para o internato masculino, onde nos dias atuais se encontra a secretária, biblioteca e demais salas de estudo. Também nesta mesma data foi criado o salão nobre do Colégio Evangélico, que se localiza até nos dias de hoje.

Em 1968 teve o edifício principal, onde contou com a criação de oficinas
da Escola industrial em 20 de maio de 1968. As aulas eram práticas e teóricas , usavam as maquinas do senai que eram parceira com o Cep.
Os professores, eram técnicos mecânicos e tinham experiências em fábricas, não eram engenheiros formados. 

Algumas imagens do antes e dos dias atuais.




Imagem do internato masculino, hoje é o prédio da secretaria e biblioteca.




Rede Sinodal, primeira turma de alunos.



Sala de aula.


 Pátio do Colégio Evangélico




 Prédio do Colégio onde se encontra o salão nobre.



Logomarca da Escola.

   
                                                                       



Alunas;
Lucélia Kehl
Marta de Camargo 
Dorelise Hengemam




6 comentários:

  1. Com essa pesquisa podemos ver como era as dificuldades que os alunos enfrentavam para aprender a matemática, hoje em dia existem vários materias que podemos utilizar, materias que as escolas compram para os professores ensinarem, na epóca eles faziam contas usando o que tinham no seu dia a dia como milho ,trigo batatas etc.
    Hoje em dia com tanta modernidade ainda os alunos tem preguiça de aprender, é importante esse tipo de pesquisa que fizemos, e devemos trabalhar esses valores em sala de aula, todos estão de parabéns pelos belos trabalhos que foram postados.

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  2. Olá pessoal.
    No final da postagem vocês relatam que, inicialmente, as aulas eram ministradas por técnicos em mecânica, e não por engenheiros. Quais as implicações pedagógicas deste perfil de professor? Na opinião do grupo, a formação em engenharia, nos dias de hoje, capacita o engenheiro para a docência? Justifiquem.

    Abraço,
    Vinicius.

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  3. Bem naquela época não existia professores de formação especial para as aulas de mecânica por exemplo, não eram professores formados em engenharia e sim funcionários de fábrica que tinham muito conhecimento porque trabalhavam com isso, na minha opinião acho que quando você estuda anos e tem uma formação, acredito sim que poderiam exercer como docente muito bem.

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  4. Atualmente a formação pedagógica nos capacita a trabalhar com alunos que tem diferentes necessidades e formas singulares de se expressar e de aprender. Naquela época não tinha a tecnologia que temos hoje e nem a interação social a qual temos acesso através da internet e de outros tipos de mídia, por isso acredito que os técnicos conseguiam ensinar o que era necessário para exercer aquela profissão. Era um ensino mais limitado, mas talvez fosse o suficiente para se tornar um bom profissional na área.

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