domingo, 8 de dezembro de 2013

Geometria analítica


O vídeo apresentado acima foi escolhido por se tratar de uma maneira lúdica e muito interessante de resolver desafios utilizando a geometria analítica. Apresentando um problema geométrico motivador, mostrando a eficácia da geometria analítica para a solução de um problema.
A aprendizagem precisa ser atrativa para conquistarmos a atenção e a vontade de aprender dos educandos, onde ele possa participar de forma significativa na sua construção do conhecimento: observando, refletindo, concluindo, ou seja, vivenciando os conteúdos matemáticos.

Um software que vai além  da geometria dinâmica é o geogebra , podendo ser classificado como um software de matemática dinâmica, pois apresenta concomitantemente a representação geométrica, e ainda a representação algébrica (coordenadas de pontos, equações de retas, e circunferências, entre outras).


Componentes: Cristiane Martins de Souza
                       Elisandra M. de S. Piaceski
                       Marceli Regina Metz
                       Marcos Mello
                       Jaqueline Wahlbrink

4 comentários:

  1. Olá pessoal.
    Vocês podem exemplificar (de forma bem elaborada) pelo menos uma atividade que pode ser desenvolvida utilizando alguma das mídias acima?

    ResponderExcluir
  2. Uma das atividades que pode ser desenvolvida com o Geogebra é a representação de ponto, reta e segmento.
    Construir o triângulo ABC, retângulo em A, dados:
    um cateto e o ângulo oposto. b=2 cm, Bˆ =30°.
    a hipotenusa e um ângulo adjacente. a=4 cm, Bˆ =60°.
    a hipotenusa e um cateto. a=5 cm, c=2 cm.
    os catetos. b=3,5, c=2 cm.
    as projeções dos catetos sobre a hipotenusa. m=2 cm, n=3 cm
    um cateto e a sua projeção sobre a hipotenusa. c=3,5 cm, n=2 cm.
    um cateto e a projeção do outro sobre a hipotenusa. c=2 cm, m=4 cm
    Os alunos recebem os comandos e executam através do Geogebra.

    ResponderExcluir
  3. Como o desenvolvimento tecnológico no mundo cresce de forma exponencial, procuramos propor uma alternativa de integrar as NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) com o ensino de Matemática, optamos por apresentar o Software Geogebra que, além de ser um software de fácil aquisição, utilizamos o software educativo GeoGebra, que é um sistema dinâmico de geometria que permite ao construtor que optar por seu uso, fazer construções com pontos, vetores, segmentos, retas, seções cônicas bem como funções e mudá-los dinamicamente depois, e ainda equações e coordenadas podem ser inseridas diretamente. Para apresentamos a seguinte proposta:
    ATIVIDADE: Construa um triângulo Escaleno. Determine: Suas medidas de lados, perímetro, área, e ângulos.
    1º PASSO: Clique na terceira caixa de ferramentas e em polígono.
    2º PASSO: Clique em três pontos distintos e não colineares da tela do GeoGebra, e mais um clique em cima do primeiro ponto. Está construído um triângulo Escaleno.
    3º PASSO: Clique na sexta caixa de ferramentas, em seguida em distância ou comprimento, depois no ponto A em seguida em B. Está medido o segmento AB . Repita o terceiro passo para os segmentos BC e CA.
    4º PASSO: Quanto ao perímetro. Relembrando seu conceito: “é a soma das medidas de todos os lados de um polígono”. Portanto, é só somar os valores dos segmentos encontrados nos passos anteriores.
    5º PASSO: Medir a área do polígono. Clique na sexta caixa de ferramentas depois em área. Depois clique dentro do triângulo e então aparecerá o valor da área.
    6º PASSO: Para medir os ângulos, clique na sexta caixa de ferramentas, depois em três pontos distintos, sempre em sentido anti-horário em relação aos pontos do polígono, sendo o ponto do centro, o ângulo a ser medido. Portanto, para medir o ângulo B A ˆ C, clicar em B, depois em A e por fim em C. Repetir o 6º passo com os demais ângulos.

    A escolha de como salvar seus trabalho do GeoGebra fica a critério e necessidades de cada um.

    Referências bibliográficas:

    CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou
    inovação conservadora? Águas de Lindóia: Anais do encontro Nacional de Didática
    e Prática de Ensino ,1998.

    GeoGebra, software de geometria dinâmica, disponível em:
    < http://www.geogebra.at/> acesso em: 10/01/2010.

    ResponderExcluir