domingo, 8 de dezembro de 2013

Geometria analítica


O vídeo apresentado acima foi escolhido por se tratar de uma maneira lúdica e muito interessante de resolver desafios utilizando a geometria analítica. Apresentando um problema geométrico motivador, mostrando a eficácia da geometria analítica para a solução de um problema.
A aprendizagem precisa ser atrativa para conquistarmos a atenção e a vontade de aprender dos educandos, onde ele possa participar de forma significativa na sua construção do conhecimento: observando, refletindo, concluindo, ou seja, vivenciando os conteúdos matemáticos.

Um software que vai além  da geometria dinâmica é o geogebra , podendo ser classificado como um software de matemática dinâmica, pois apresenta concomitantemente a representação geométrica, e ainda a representação algébrica (coordenadas de pontos, equações de retas, e circunferências, entre outras).


Componentes: Cristiane Martins de Souza
                       Elisandra M. de S. Piaceski
                       Marceli Regina Metz
                       Marcos Mello
                       Jaqueline Wahlbrink

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Olá pessoal.
    Vocês podem exemplificar (de forma bem elaborada) pelo menos uma atividade que pode ser desenvolvida utilizando alguma das mídias acima?

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  3. Uma das atividades que pode ser desenvolvida com o Geogebra é a representação de ponto, reta e segmento.
    Construir o triângulo ABC, retângulo em A, dados:
    um cateto e o ângulo oposto. b=2 cm, Bˆ =30°.
    a hipotenusa e um ângulo adjacente. a=4 cm, Bˆ =60°.
    a hipotenusa e um cateto. a=5 cm, c=2 cm.
    os catetos. b=3,5, c=2 cm.
    as projeções dos catetos sobre a hipotenusa. m=2 cm, n=3 cm
    um cateto e a sua projeção sobre a hipotenusa. c=3,5 cm, n=2 cm.
    um cateto e a projeção do outro sobre a hipotenusa. c=2 cm, m=4 cm
    Os alunos recebem os comandos e executam através do Geogebra.

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  4. Como o desenvolvimento tecnológico no mundo cresce de forma exponencial, procuramos propor uma alternativa de integrar as NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) com o ensino de Matemática, optamos por apresentar o Software Geogebra que, além de ser um software de fácil aquisição, utilizamos o software educativo GeoGebra, que é um sistema dinâmico de geometria que permite ao construtor que optar por seu uso, fazer construções com pontos, vetores, segmentos, retas, seções cônicas bem como funções e mudá-los dinamicamente depois, e ainda equações e coordenadas podem ser inseridas diretamente. Para apresentamos a seguinte proposta:
    ATIVIDADE: Construa um triângulo Escaleno. Determine: Suas medidas de lados, perímetro, área, e ângulos.
    1º PASSO: Clique na terceira caixa de ferramentas e em polígono.
    2º PASSO: Clique em três pontos distintos e não colineares da tela do GeoGebra, e mais um clique em cima do primeiro ponto. Está construído um triângulo Escaleno.
    3º PASSO: Clique na sexta caixa de ferramentas, em seguida em distância ou comprimento, depois no ponto A em seguida em B. Está medido o segmento AB . Repita o terceiro passo para os segmentos BC e CA.
    4º PASSO: Quanto ao perímetro. Relembrando seu conceito: “é a soma das medidas de todos os lados de um polígono”. Portanto, é só somar os valores dos segmentos encontrados nos passos anteriores.
    5º PASSO: Medir a área do polígono. Clique na sexta caixa de ferramentas depois em área. Depois clique dentro do triângulo e então aparecerá o valor da área.
    6º PASSO: Para medir os ângulos, clique na sexta caixa de ferramentas, depois em três pontos distintos, sempre em sentido anti-horário em relação aos pontos do polígono, sendo o ponto do centro, o ângulo a ser medido. Portanto, para medir o ângulo B A ˆ C, clicar em B, depois em A e por fim em C. Repetir o 6º passo com os demais ângulos.

    A escolha de como salvar seus trabalho do GeoGebra fica a critério e necessidades de cada um.

    Referências bibliográficas:

    CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou
    inovação conservadora? Águas de Lindóia: Anais do encontro Nacional de Didática
    e Prática de Ensino ,1998.

    GeoGebra, software de geometria dinâmica, disponível em:
    < http://www.geogebra.at/> acesso em: 10/01/2010.

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