terça-feira, 10 de dezembro de 2013


Inclusão do aluno surdo no ambiente escolar



 

 
 
 
                                          Cristiane Martins de Souza
                                          Elisandra Martins de Souza Piaceski
                                          Jaqueline Wahlbrinck
                                          Marceli Metz
                                          Marcos Aurelio Mello da Silva
       
                                                            
1. Nesta região as escolas tem inclusão de alunos surdos? Ou há escolas com atendimento específico para surdos? Ou outras instituições prestam este atendimento?
Na cidade de Panambi somente três escolas atende alunos surdos tendo também APAE que disponibiliza atendimento especifico com profissionais qualificados.
 
 
2. Quantos alunos surdos estudam nesta instituição? Qual é tipo de surdez (Surdo, Deficiente Auditivo ou Surdo Oralizado)?
 Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel estudam dois alunos que são surdos
 
                                                                                                                     
3. Estes alunos sabem a Língua Brasileira de Sinais - Libras? Onde aprenderam?
Uma das alunas que estuda na 7°série sabe Libras, já a aluna do 2°ano está em fase de alfabetização.
 
 
4. Na sala de aula, o aluno surdo tem o profissional Tradutor/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais - Libras? Ou outros tipos de profissionais?
Eles são acompanhados por uma professora Ana Lúcia Hatje intérprete de Libras.
 
 
5. Há professores nesta instituição que sabem a Língua Brasileira de Sinais - Libras?
Sim há duas professoras
 
 
O poder público tem garantido sim condições de acesso e aprendizagem ao aluno surdo se adequando a nova lei da inclusão social embora ainda haja necessidade  de mudanças,pois ainda não há tantos alunos que necessitem mas ainda tem que  haver adequações nas escolas principalmente nos materiais didáticos.
Infelizmente o surdo ainda é tratado como um deficiente e a própria sociedade acaba limitando a capacidades destas pessoas, cabe a comunidade escolar desenvolver trabalhos que mudem esses pensamentos. Os professores de libras que  atendem os surdos no nosso município são preparados mas  os professores  de todas as disciplinas teriam que ter uma qualificação em libras obrigatória,para que a inclusão se faça valer.                                
 

11 comentários:

  1. Oi peço desculpas, pois postamos errado da primeira vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do trabalho realizado, por que mostra que realmente a inclusão é importante e o poder publico tem garantido esse direito facilitando ao acesso a aprendizagem do aluno surdo, pois ha recursos didáticos e professores qualificados para desenvolver este trabalho.

      Excluir
    2. A Inclusão é pensar na prática como um todo, nas relações de aprendizagem,nas relação professor /aluno, na relação com os colegas,no Projeto politico pedagógico da escola. A resposta educativa da escola, acessibilidade, dinâmica familiar.

      Excluir
  2. Olá pessoal.
    A entrevista está ok, mas faltou descrever o contexto dela.
    Quando foi feita a entrevista? Quem foi entrevistado? Faltou também descrever a realidade da escola. O grupo pode complementar com estas informações nos comentários.
    Abraço,
    Vinicius.

    ResponderExcluir
  3. Olá, foi entrevistada a professora da 2º ano Ana Lúcia Hatje que além de interprete da aula para a turma na qual tem um aluno surdo. A realidade da escola é de inclusão onde os alunos e o quadro de funcionários são receptivos e estão em constante mudanças para haver a acessibilidade.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá, concordo plenamente na inclusão dos alunos surdos no ambiente escolar, mas à uma grande dificuldade em encontrar pessoas suficiente e com boa especialização para trabalhar nessa área, pois além de passar o conteúdo normal, deve ainda ter uma maneira mais especial para tratar um aluno com necessidades. Talvez, futuramente o governo estabeleça um método de ensino onde possam ter duas professoras em sala de aula mantendo a inclusão e aumentando nível de ensino para um resultado mais pedagógico para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Dorelise! concordo com você ao falar que faltam pessoas qualificadas para trabalhar nesta área. Até por que a inclusão é uma forma que pessoas PNEE,buscam a construção da identidade de sujeitos de direito numa formação á cidadania..

      Excluir
  6. Boa noite!!!
    Concordo com as colegas, e acredito que a escola é o local apropriado para começar o processo de inclusão, pois, é dentro dela que se aprende com o outro, sendo possivel transpor as barreiras da exclusão, sei também, que para isso é preciso acordar para a realidade preparando-nos profissionalmente, para que todos que regem o estabelecimento educacional, possam transformar o processo de inclusão dia-a-dia.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Acredito que nas escolas deve sim começar a inclusão, mas acredito que também deveriam ter mais profissionais capacitados para trabalhar com esses alunos, pois de nada adianta colocar essas pessoas para as escolas "normais" se não tem pessoas qualificadas para sanar suas dúvidas. Na empresa que trabalho, tenho uma colega que tem dificuldades de audição e fala, mesmo usando aparelhos auditivos ela escuta pouca coisa, mas ela desenvolveu uma habilidade muito forte que é a leitura labial, facilitando assim nosso convívio. Acredito sim na inclusão, mas que deixe confortável e à vontade essas pessoas que tem dificuldades, pois elas tem muitos virtudes para nos repassar e uma dessas é o carinho que elas podem transmitir. Outro fato que aconteceu comigo na empresa em que trabalho que me deixou muito feliz, ocorreu em um certo dia que uma senhora me abordou pedindo informações, ela estava acompanhada de uma criança que aparentava ter síndrome de down, no meio de nossa conversa essa criança, carinhosamente me pediu um abraço, e nos abraçamos. Posso dizer que foram poucas as pessoas que já abracei que me transmitiram tanta sinceridade quanto aquela criança. Posso dizer que meu dia foi maravilhoso.

    ResponderExcluir